Em 08/10, estive presente no evento PM Day Campinas, um evento organizado pelo Branch Campinas do Capítulo São Paulo do PMI. Um evento com muita qualidade e muito bem organizado pelo pessoal do Branch Campinas, sob coordenação de Juliana P. Carvalho.

Em resumo, o evento foi muito bom, com valor acessível comparado a outros eventos do gênero, mas com qualidade excelente, pois contou com palestrantes renomados da Gestão de Projetos.

Reuni então, alguns posts que fiz em minha timeline do Linkedin durante e depois do evento, das palestras e dinâmicas que mais gostei e seus principais pontos que me fizeram ter insights. Gosto sempre de comentar as palestras que assisti em eventos que participo e reuni-las em artigo para que não se percam em minha timeline (como fiz para o Caipira Ágil), mas como estive viajando em outubro, o artigo saiu um pouco atrasado.

Ressalto aqui a combinação das palestras do Eduardo Militao Elias PMP e da Maria Heloiza Magrin, que tiveram assunto alinhado e comprovam que o Gerenciamento de Portfólio e o Gerenciamento de Programas estão em alta, pois ainda são áreas pouco exploradas e onde as empresas ainda carecem por adoção à padrões já estabelecidos, no caso, os próprios Standards do PMI já abordam o assunto a um bom tempo, mas algumas empresas ainda se limitam ao escopo da certificação PMP e do Guia PMBOK.

Construindo a visão estratégica do negócio para gerenciamento de portfólio

Este foi o tema da excelente palestra de Eduardo Militao Elias PMP durante o evento. Ele ressaltou a importância do papel do Gerente de Portfólio e seu objetivo de entregar o produto da estratégia empresarial ou parte dela. Apresentou um modelo de Gerenciamento Estratégico de Portfólio que me fez olhar o conceito de outra forma e me gerou vários insights.

Dentre as reflexões propostas, ressaltou a importância de se montar uma matriz de estratégia com combinação de estratégias versus projetos para uma priorização eficaz e assim, distinguir projetos estratégicos dos não-estratégicos, pois metodologias são diferentes para os dois tipos, por exemplo, os projetos estratégicos comportam mais esforço e até modelos ágeis, onde incertezas são bem vindas.

PMO Estratégico em Projetos Internacionais

Em sua palestra, Maria Heloiza Magrin ressaltou a fundamental importância do Escritório de Projetos (PMO) para a organização, sendo responsável por transformar a estratégia da empresa em realidade, através da coordenação e orientação do portfólio, de programas e projetos. Ressaltou também a importância do PMO conhecer não somente os processos do PMBOK, mas conhecer também os Standards de Portfolio Management e Program Management do PMI, pois os processos e o enfoque estratégico do PMO são diferentes dos processos de Gestão de Projetos.

Agile Lego Chalenge

Este foi o workshop ministrado pelo meu amigo Vitor Massari durante o evento PM Day Campinas. Eu que adoro Lego me diverti e aprendi muito na prática, pois na dinâmica, utilizamos de práticas de diversas metodologias como Scrum, Kanban, Lean, PMBOK e Prince2. Muito interessante ver metodologias ágeis combinadas de forma híbrida com metodologias tradicionais funcionando na prática e de forma lúdica!

Modelos de Negócios e Projetos? A relação entre a Ideia e a Execução

Esta foi a palestra do Paulo Mei onde ele falou de seu modelo de gestão visual de projetos, o “PM Mind Map”. Eu que sou entusiasta de mapas mentais, adoro ver como estes modelos visuais combinado com técnicas Lean se adaptam facilmente às necessidades de gerenciamento de forma simplista.

Neste ponto ele ressalta a diferença entre Complicado versus Complexo, pois o gerenciamento de um projeto Complexo não precisa ser gerenciado de forma Complicada e o segredo é saber simplificar a gestão de projetos/processos/tarefas complexas, que é aonde seu método “PM Mind Map” atua, propondo uma forma Simples de Gerenciar seus Projetos, mesmo que estes sejam complexos. Em um único diagrama é possível construir seu Plano de Gerenciamento do seu Projeto. O modelo pode ser baixado gratuitamente em www.pmmindmap.com.br

Conclusão

Foi um excelente evento, com excelentes palestras, contudo não consegui ver todas as palestras que gostaria, pois coincidia com o horário das que assisti, então tive que fazer uma priorização do que queria ver (as palestras acima foram as minhas escolhidas). Pela quantidade de palestrantes, talvez fosse mais interessante fazer em dois dias.

Obrigado e até a próxima!

Artigos anteriores:

Navios de Cruzeiro – Gerenciamento de Projetos no Estado da Arte
Evento Caipira Ágil 2016 – Principais insights
Conflitos de gerações e de modelos de gestão abrem um novo mercado para Transição e Integração
Mapas Mentais: Quer que eu desenhe?
Desmitificando o CCRS – Novo sistema de renovação de certificações do PMI

Anúncios