triangleFonte: http://pminb.ca/content.php?page=PMI_Talent_Triangle

Se você ficou assustado com o Triângulo de Talentos e o volume de informações sobre o novo sistema de renovação de certificações do PMI válido a partir de janeiro de 2016, não se preocupe, este texto tem o objetivo de desmitificar o assunto e mostrar que renovar sua certificação ficou ainda mais fácil que antes.

Assim como eu, imagino que muitas pessoas se assustaram com a informação da mudança do sistema de renovação de certificações do PMI, o CCRS (Continuing Certification Requirements System) o sistema no qual os profissionais certificados PMP e demais certificações do PMI devem  reportar os famosos PDUs na quantidade mínima para a cada ciclo de certificação (60 PDUs a cada 3 anos no caso do PMP).

O novo sistema, ou o processo em si, ficou mais complexo de fato, mas agora está mais fácil de conseguir a pontuação, já que agora qualquer atividade formal ou informal pode ser lançada e pontuada como PDU.

Até final de 2015, era necessário que o evento ou curso que lhe garantiria o PDU, estivesse devidamente cadastrado no PMI e o instituto validava sua participação por meio de algum comprovante ou código para averiguar a autenticidade do PDU adquirido. Agora, qualquer curso, palestra ou webinar seja de quem for (por exemplo, um workshop do PMO da sua empresa) valem PDUs! Basta você fornecer os dados com um nível de detalhe mínimo que comprovem sua autenticidade.

Além disso, atividades ainda mais informais como leitura (livros, textos e artigos) e rotineiras, como reuniões de trabalho nas quais você participar na sua empresa ou clientes também podem ser registrados e garantir seus PDUs.

“Ah Rodolfo, mas agora existem 3 categorias de pontos de Educação nas quais temos que ter pelo menos 8 PDUs em cada: Técnico, Liderança e Estratégia & Negócios e somados devem ser no mínimo 35 PDUs!” – Sim, tem mesmo, mas com atividades informais como as que comentei você pode direcionar seu aprendizado a adquirir seus PDUs correspondentes. Alguns exemplos:

  • Uma 1 hora de reunião com o Escritório de Projetos sobre a divulgação ou definição do novo template de Plano de Gerenciamento de Projetos, vale 1 PDU do tipo Técnico.
  • A leitura de um artigo ou assistir um webinar sobre novas metodologias de gerenciamento de projetos, também valem PDUs do tipo Técnico.
  • Ler um livro sobre liderança (exemplo: o Monge e o Executivo) valem PDUs do tipo Liderança.
  • Sessões de coaching ou treinamentos para aprimorar aspectos de comunicação, liderança e motivação de equipes valem PDUs do tipo Liderança.
  • Participar de uma reunião de definição de priorização de projetos mais estratégicos para a organização vale PDU do tipo “Estratégia & Negócios“.
  • Ler um artigo das revistas como Exame e Forbes com as tendências de mercado e negócios, também podem valer PDUs do tipo “Estratégia & Negócios“.

Viu só como ficou mais fácil obter seus PDUs?

Veja abaixo mais alguns exemplos de registro que geram pontuação de acordo com seu tipo:

talent_trianglesFonte: http://pminb.ca/content.php?page=PMI_Talent_Triangle

Além dos pontos relacionados a Educação, há também há a possibilidade de adquirir PDUs relacionados à Give Back, que a tradução melhor seria “Utilizar ou conceder seu Conhecimento”. Esta categoria não há um número mínimo de pontos e sim um número máximo de 25 PDUs. É nesta categoria que são registrados por exemplo, os PDUs adquiridos atuando com gerenciamento de projetos (Work as a Practitioner) no qual você pode pontuar até 8 pontos por a cada ciclo de 3 anos atuados em projetos (outra dúvida comum).

Na categoria Give Back, você também pode obter PDUs ao registrar cursos, palestras, workshops e webinars que você ministre; escrita de artigos, textos, livros e que mostre que você está concedendo e compartilhando seu conhecimento em Gerenciamento de Projetos de alguma forma.

Lembro que todo registro efetuado no sistema CCRS do PMI deve ser autêntico e bem embasado para comprovar sua autenticidade, pois os registros passam por validação do PMI antes de serem aprovados e adicionados ao seu ciclo de recertificação.

Gostou do texto? Comente! Não gostou? Acha que pode melhorar? Comente também!

Obrigado pela presença! Até mais!

Anúncios